Comportamento

Comportamento

Treinamento familiar


Até que os filhotes comecem a ingerir alimentos sólidos, a cadela os mantém limpos, lambendo-os e ingerindo seus excrementos. Após isto, os filhotes evitarão sujar sua cama saindo para urinar e defecar; porém não usarão áreas específicas até , a oitava semana.

Desenvolvimento social


Existe uma variação considerável no comportamento de cães de diferentes raças e linhagens. Temperamento e "treinabilidade", geralmente citados como fatores importantes quando se escolhe um filhote, não são facilmente acessíveis em tenra idade.

Uma vez que a idade mais adequada para se desenvolver um forte relacionamento entre o cão e seu dono é entre 3 e 12 semanas, o novo filhote deve ser selecionado com, 6 semanas e deve ser levado para casa tão logo quanto possível.

Os filhotes criados em canis, muito distantes do contato humano, podem nunca ser capazes de se adaptar ao relacionamento homem-cão; um treinamento cuidadoso e paciente pode ajudar a familiarizar o cão com algumas pessoas, mas pode não obter completo sucesso. Tais cães freqüentemente desenvolvem a síndrome de "cão de canil"; não possuem confiança sendo extremamente submissos. Estes comportamentos podem diminuir se for muito bem tratado e mantiver estreito contato com o dono.

Cães mantidos em canis por toda sua vida podem manter relacionamentos mais fortes com outros cães e aceitar o canil como seu "lar" .

Cães criados exclusivamente com o homem podem ter dificuldades no acasalamento porque pensam que o homem é sua própria espécie e não reconhecem outros cães. Em virtude de os cães serem animais de matilha por natureza, sua primeira experiência social (antes das 12 semanas de idade) deve incluir os tipos de pessoas e raças de cães com os quais eles estarão em contato por toda vida.




Energy Dogs